O nosso trabalho começa muitas vezes depois que seu original fica pronto. E para deixar seu material com uma cara mais profissional, sem furos e fácil de ser reproduzido, veja algumas dicas:
- Comece seu trabalho longe do computador. – Estude que tipo e tamanho de papel irá usar, escolha previamente algumas cores base e fontes (tipos de letras) que combinem com o seu trabalho.
- Escolha qual software (programa) usar. – É até possível digitar uma carta no Corel Draw, ou fazer um cartão de visitas no Microsoft Excel ou Word, mas o fato é que cada programa tem sua especialidade. Então qual o melhor? A regra é simples: se você é familiarizado com vários programas ou tem facilidade de aprender, escolha o software que se adequar mais ao seu trabalho, caso contrário, faça naquele que você tem maior conhecimento ou se não for possível, peça ajuda a alguém. Não tente usar um software mais complexo achando que seu trabalho ficará melhor. Muitas vezes a falta de conhecimento no programa atrapalha mais do que alguns recursos extras ou mais novos.
- Diagrame preferencialmente seu trabalho em um papel tamanho padrão. – A4, A3, meia folha? Tenha sempre em mente os limites máximos das impressoras e suas respectivas áreas não imprimíveis (bordas do papel onde não existe impressão).
- Prepare seu arquivo para envia-lo a um local de impressão. – Em geral, os programas mais novos tem formas de garantir uma boa compatibilidade entre computadores. Procure por Salvar como PDF ou Publicar em PDF. Isso gerará um arquivo no formato Acrobat que é aberto em praticamente qualquer plataforma. Leve também uma cópia de seu arquivo original para qualquer problema. Se usou fontes não padrão, junte-as ao seu trabalho para caso seja necessário edita-lo na gráfica.
Corel Draw é marca registrada da Corel Corporation. Microsoft, Word e Excel são marcas registradas da Microsoft Corporation. Adobe, Acrobat, PDF e Illustrator são marcas registradas da Adobe Inc.